Milhares de micro, pequenas e médias empresas brasileiras recorrem diariamente à antecipação de recebíveis para receber à vista os cheques pré-datados, duplicatas e outros títulos das vendas que realizaram a prazo. É uma forma prática, rápida e segura de adiantar sua receita e garantir capital de giro.

A antecipação de recebíveis, princípio do fomento comercial, provê liquidez a empresas que precisam de recursos para compromissos financeiros de curto prazo.

Não se trata de empréstimo, mas sim de uma operação comercial de compra de recebíveis.

Ou seja, a agência de fomento comercial adquire da empresa cliente os direitos das vendas feitas a prazo, paga à vista um valor um pouco mais baixo e, na data de quitação pelo consumidor que passou o cheque pré, por exemplo, recebe o valor total do título.

Para as empresas, são várias as vantagens de optar pela antecipação de recebíveis para equilibrar as finanças. Entre elas, a oportunidade de manter as contas em dia e garantir um bom fluxo de caixa.

Mais do que isso, a antecipação de recebíveis é essencial para evitar o endividamento da empresa e viabilizar recursos com menos burocracia e custos.

Com dinheiro em mãos, a empresa tem poder para negociar preços melhores com fornecedores, já que vai pagar à vista. Do outro lado, ganha a possibilidade de oferecer aos seus clientes um prazo de pagamento mais longo, o que certamente contribui para aumentar suas vendas.

Outra vantagem importante é que, comparados aos juros do cartão de crédito ou do cheque especial, os custos da antecipação de recebíveis são bem mais atrativos.

Federal Invest, maior rede de fomento comercial do Brasil, atende empresas de todos os portes com antecipação de valores de cheques pré-datados, duplicatas, direitos de contratos e vendas em cartões de crédito e débito.

Quer antecipar seus recebíveis? Cadastre-se na Federal Invest Fácil ou acesse mais conteúdos clicando aqui.

Publicado originalmente por Federal Invest – Soluções Financeiras em 23 de março de 2020. Disponível em: https://blog.federalinvest.com.br/antecipacao-de-recebiveis-o-que-e-e-como-funciona/.